quinta-feira, 28 de junho de 2012

Violência na Internet

Existem várias formas de violar  os direitos das pessoas, sendo uma delas muito comum através da internet, onde pessoas explicitam fotos de conteúdo violento ou repugnante achando que estão salvando o mundo com a seguinte frase:
"Se você é contra, compartilhe!!"
São crianças com hematomas, cães dilacerados, enfim, fotos que embrulham o estômago de qualquer pessoa normal que tenha um mínimo de sensibilidade.
Imagine agora você abrindo o facebook e ver um link com milhares de compartilhamentos que mostra uma foto de uma criança sendo sadicamente abusada por um psicopata, e logo abaixo da foto, uma frase dizendo: "Isso tem que acabar! Compartilhe se você é contra!"
Compartilhar? Onde está o escrúpulo dessas pessoas de quererem divulgar o que justamente dizem que tem que acabar? Como se agredir os outros fosse mudar alguma coisa.
Saibam que pessoas que são capazes de cometer este tipo de maldade não sentem culpa pelo que fazem, são pessoas com uma diferença na amídala cerebral responsável pelas emoções. E consequentemente pelo sentimento de culpa. Em geral, são pessoas doentes na área afetiva de sua psiquê. No entanto, mostrar uma foto de um cão dilacerado, não vai sensibilizar as pessoas que cometem tais crimes, e sim àquelas pessoas normais que acessam as redes sociais, que por direito, deveriam ser privadas deste tipo de conteúdo violento.
Às vezes penso que isso se deve à orkutização do facebook, onde as pessoas buscam implacavelmente a "exaltação do eu", buscando ser muito conhecido nas redes sociais através de estratégias de divulgarem links polêmicos, achando que com milhares de compartilhamentos, ficará mais famosa ou mais conhecida.
Ei, você que se encaixa nisso, você está fazendo isso errado. Pense melhor!

Um comentário:

  1. Oi, Cris, eu concordo plenamente, sem contar também com aquelas mensagens que no final fazem ameaça se não divulgarmos a outras pessoas. Tudo isso é forma camuflada de violência.

    Excelente alerta!

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir