quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Arquivos .MOD, filmadora JVC e editores de vídeo

Após alguns meses procurando soluções para meus problemas de editoração de vídeos, finalmente achei uma solução, e gostaria de compartilha-la.

Em agosto adquiri uma filmadora JVC EverioS GZ-MS120, não grava em HD720, mas é excelente nas filmagens em resolução 720x480 (480p). Porém me deparei com um grande problema: o formato de arquivo que a JVC usa para gerar arquivos de vídeo é .MOD.

O problema todo iniciou quando eu tentei editar o vídeo utilizando o Vegas Pro 8.0 da Sony, e não havia jeito do editor reconhecer tal arquivo. Tentei o VideoPad Video Editor, funcionou, mas perdeu muito na qualidade. Passei semanas tentando converter o arquivo .MOD para diversos formatos, alterando quase todas configurações de saída, codecs, formas de compressão, etc. Nada funcionou. Tentei com outros editores, e a mesma coisa. Por alguns meses me contentei com edições no limitado VideoPad.

Após adquirir o Adobe Master Collection CS5, fiquei com muita vontade de usar o consagrado editor de vídeo Adobe Premiere Pro CS5 em conjunto com o Adobe After Effects CS5. Logo em buscas incessantes na internet descobri que renomeando a extensão dos arquivos .MOD para .M2V, o Premiere da Abode faz a importação sem perder qualidade na renderização.

Eis que agora minha nova etapa está em aprender a utilizar o Adobe Premiere Pro CS5, mas o canal de André Rossiter http://www.youtube.com/user/tedboy1977 está me ajudando muito. Recomendo!

Em novos posts, falarei sobre algumas coisas breves e básicas que todo o YouTuber deve saber sobre editoração de vídeos para facilitar sua vida.

Abraço a todos.
Cristiano Zarichta

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, muito boa, graças a vc não passarei pelos mesmos problemas...
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, agora não vou mais quebrar a cabeça aqui!

    ResponderExcluir